Poster (Painel)
1811-1 | A memória de uma nova cidade nas telas do cinema | Autores: | Fernando Filho1 1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo |
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central discutir imagens fílmicas que representem as mudanças urbanas e culturais pelas quais a cidade de São Paulo passou no período compreendido entre final da década de 20 e inicio da década de 30. Essas mudanças agregam um conjunto de processos nos quais a cidade de São Paulo - antes uma vila provinciana - acaba por transformar-se em uma metrópole.
Ao escolher e analisar estas imagens é perceptível qual o desejo de cidade que alguns grupos sociais dominantes pretendiam construir. Além disso, ao apontar as modificações que estavam acontecendo no período, compreendemos como elas impactavam nas relações sociais e principalmente na estrutura social de memória.
A partir disso propomos a discussão de algumas cenas de dois filmes nos quais tais mudanças são sugeridas: o documentário São Paulo, a sinfonia da Metrópole (1929), dirigido por Adalberto Kemeny e Rodolfo Rex Luthing, e a comédia Simão, o Caolho (1952), dirigido por Alberto Cavalcanti na qual identifico um dialogo com as teorias sociais sobre memória, individuo e cidades sugeridas por Georg Simmel, Maurice Halbwachs e Siegfried Kracauer. |