Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1826-1 | TERRITÓRIO, TRABALHO E REVOLUÇÂO LOGÍSTICA: O TRANSPORTE DE CONTEINERS E OS PORTOS DE ITAJAI E NAVEGANTES/SANTA CATARINA | Autores: | Bozzano, Gabriel de Souza1 1 UFRJ/PPGSA - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Resumo: Propomos uma analise dos processos sociais envolvidos na instalação e manutenção de infraestruturas portuárias nas cidades de Itajaí e Imbituba, SC. O foco de nosso artigo está numa abordagem que passa pelos estudos de uma sociologia e geografia urbana critica, as quais vêm demandando uma valorização dos agenciamentos, discursos e traduções envolvidos nos processos logísticos desde o momento do recebimento de cargas conteinerizadas, de sua armazenagem e distribuição e do impacto decorrente nos territórios onde estão localizados portos. Posto isso, temos na presença de terminais globais ao lado de operadores locais uma perspectiva sobre as tensões e fricções entre as especificidades do lugar e a racionalização das redes globais que intervêm no trabalho desenvolvido dentro e fora dos portos.
Nossa metodologia foi baseada em entrevistas semiestruturadas com sindicatos, autoridades portuárias, gerentes de portos, trabalhadores e especialistas, que reiteraram nosso proposito de avaliar como a paisagem urbana fora reconfigurada mediante a ação dos portos nas cidades mencionadas, contribuindo com a reprodução das desigualdades socioespaciais e para a precariedade dos vínculos sociais. Nossa conclusão mostra como os conflitos decorrentes de um enraizamento precário nos territórios foram direcionadas pelos portos, armadores, empresas locais e Estado para acessar cadeias de suprimento dirigidas por custos logísticos, pela flexibilização do trabalho e segurança dos processos produtivos. |