Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1841-1 | Estado da arte dos livros didáticos de Sociologia na educação básica: um levantamento sobre as produções acerca do tema. | Autores: | SOUSA NETO, M.M.1,2 1 SEDUC-CE - Secretaria da Educação do Estado do Ceará, 2 UFPR - Universidade Federal do Paraná |
Resumo: Os livros e manuais didáticos possuem um papel central na institucionalização da sociologia escolar. Dito isto, este trabalho tem por objetivo levantar o estado da arte sobre a produção acadêmica referente aos livros didáticos de sociologia para a educação básica. Para contextualizar a importância da produção e da distribuição de livros didáticos na difusão do conhecimento escolar de sociologia é importante ressaltar sua ligação com o processo pendular de inserção e exclusão desta disciplina nos currículos da educação básica brasileira. Dessa forma, a análise será feita situando os trabalhos acadêmicos aos diferentes contextos da história dos livros de sociologia produzidos para serem usados nas escolas. A partir do levantamento realizado até o momento é possível perceber que o estudo dos livros didáticos de sociologia, apesar de importante para a temática ensino de sociologia na escola média, ainda é bastante incipiente, no que diz respeito às pesquisas que resultaram em teses e dissertações. Por outro lado, é possível perceber também a possibilidade de ampliação desse campo de estudos, vide a crescente produção em grupos de trabalho em eventos nacionais, as recentes publicações em periódicos e livros ligados a temática do ensino de sociologia escolar. |