Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1846-1 | Boatos virtuais e o impeachment de Dilma Rousseff | Autores: | PIAIA, V.1 1 IESP-UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de impeachment da presidenta do Brasil Dilma Rousseff, em 2016, a partir da circulação de falsos rumores políticos em redes sociais. A investigação compreende duas linhas principais: i) pensar como falsos rumores serviram para dar sustentação popular ao impeachment e desconstruir da imagem da presidenta e seu partido e ii) refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação estão sendo apropriadas nas comunicações políticas cotidianas e na ação estratégica de coletividades políticas organizadas.
A dinâmica de rumores é analisada a partir de duas perspectivas: i) por meio de sites de criam e que desmentem falsos rumores; ii) pela análise de comentários e reações em reportagens de grandes jornais no Facebook.
A primeira abordagem abarca a parte da produção de rumores políticos. Nesse sentido, mapeia sites de criação de notícias falsas no contexto do processo de impeachment, coletando e organizando os principais rumores que circularam pela internet e também analisando a estrutura e o discurso utilizado na sua criação. Já a segunda abordagem enfoca as esferas da circulação e da apropriação de rumores, analisando comentários de usuários do Facebook em postagens dos jornais O Globo e Folha de São Paulo referentes ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, especificamente as notícias referidas a ela. O objetivo é analisar como falsos rumores são reproduzidos explicita e implicitamente nos comentários.
|