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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1849-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1849-1

A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio

Autores:
BODART, Cristiano das Neves1, LOPES, Gleison Maia 2, ZIN, Rafael Balseiro3
1 UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, 2 IFMA - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, 3 PUC - UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO

Resumo:
Não é novidade que o ensino de Sociologia no ensino secundário foi marcado, no Brasil, por uma presença intermitente e uma recente reinserção obrigatória no currículo. Ainda que sob a égide “Sociologia”, a disciplina vem abordando, na verdade, as três grandes áreas das Ciências Sociais. Nesse sentido, a proposta do presente artigo é apresentar algumas análises da presença de conteúdos de Ciência Política nas propostas curriculares de Sociologia do Ensino Médio, tomando como objeto as propostas de vinte e um (21) estados da federação encontrados na internet em dezembro de 2016. Busca-se identificar, quais temáticas clássicas da Ciência Política são comumente sugeridas nas propostas curriculares, de modo a compreender o ensino de sociologia como campo de disputa em aberto, diante do qual as temáticas abordadas em sala de aula refletem uma problemática que extrapola a sala de aula das escolas e repercute, de maneira metonímica, um conflito interno das ciências sociais em um âmbito universitário, materializando em si uma série de relações de poder entre as disciplinas que a compõe (Sociologia, antropologia e Ciência política) e legitimidades acadêmicas, em seu ensino e reprodução. Dentre as conclusões realizadas, uma sintomática é que o ensino de ciência política, no ensino médio, só pode ser totalmente compreendido quando voltamos o olhar a entender o processo formacional do docente que, em sala de aula, reproduzirá os conceitos e categorias apreendidos em sua formação superior.