Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1851-1 | Consumindo cidades: recomposição turística e a valorização da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro | Autores: | Eder Malta1 1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas |
Resumo: Diversas cidades brasileiras têm sido objetos de políticas de valorização paisagística com vistas à reestruturação urbana, ao desenvolvimento econômico e à sustentabilidade ambiental e patrimonial. Destacamos o caso da cidade do Rio de Janeiro no processo de valorização internacional da imagem urbana e da chamada Paisagem Cultural carioca, considerada seu principal bem cultural de valor universal, ao tempo que promoveu a recomposição da identidade da paisagem turística através de um intenso city marketing de seus espaços como modelos de cidade criativa, sustentável e segura, de inovadora mobilidade urbana e tecnológica. Vinculadas às práticas de turismo e de consumo cultural, gerou-se maior fluxo de pessoas e capitais privados, intensificando o enobrecimento em espaços públicos centrais, litorâneos e de alguns morros paisagísticos ocupados por favelas, os quais chamo de contrapaisagens cariocas. Com base na sociologia urbana e do consumo, a metodologia utilizada consistiu na análise de dossiês oficiais, redes sociais, na realização de observação direta e de fotografias para a apreensão das dinâmicas e mudanças socioespaciais. A pesquisa mostrou que apenas da importância da valorização da paisagem cultural, a orientação turística acentuou a conflitividade inscrita em suas contrapaisagens em contraste à noção de multiculturalidade e vida ao ar livre propagada pelos setores públicos e privados, visto acirrar as dissonâncias sociais que conformam a espacialidade urbana carioca. |