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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1881-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1881-1

Expansão do Ensino Superior no Brasil: a inserção profissional e a mobilidade social de estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão na região metropolitana de Porto Alegre/RS

Autores:
Volkmer Martins, Bibiana1, Rocha-de-Oliveira, Sidinei1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Diante de um cenário de expansão e profissionalização do ensino superior brasileiro, ao mesmo tempo em que se destaca a falta de mão de obra qualificada e o aumento do desemprego, ganham importância os estudos acerca da inserção profissional, em especial no que tange aos jovens. Este artigo, resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa o processo de inserção profissional de estudantes da área de Gestão e Negócios de Cursos Superiores de Tecnologia na região metropolitana de Porto Alegre/RS, no contexto de expansão do ensino superior. Parte-se da ideia de inserção profissional como um processo individual, coletivo e sócio-histórico (ROCHA-DE-OLIVEIRA; PICCININI, 2012), e se propõe, à luz das teorias de Pierre Bourdieu e Jessé Souza, que se analise a inserção profissional como um período no qual é possível a apreensão da mobilidade social em uma sociedade, que pode reproduzir ou não as desigualdades sociais existentes (VOLKMER MARTINS, 2016). A pesquisa é de cunho quantitativo descritivo, de tipo survey, em corte transversal único, com 459 respondentes. Os dados foram analisados por meio de testes de estatística descritiva (HAIR et al., 2005b) e análise sociológica (BOURDIEU, 2015). Os resultados apontam que o processo de inserção profissional na área de gestão tem sido pouco qualificante e existem outros elementos como sexo, raça, classe de origem, instituição de ensino, entre outros, que influenciam os processos de inserção profissional e mobilidade social dos jovens.