Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1895-1 | Perspectiva etnográfica e cartografia social:
possibilidades de ensino-aprendizagem em sociologia na educação básica
| Autores: | MOURA, T.O.C.1, MELO, P.B.1, PEREIRA, A.Q.1 1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco, 2 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco, 3 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco |
Resumo: O artigo apresenta a realização de duas propostas de ensino capazes de conduzir ao pensamento crítico, que partem metodológica e teoricamente das ciências sociais para o ensino de sociologia no ensino médio. As experiências ocorreram em lugares distintos: uma em São José do Belmonte, sertão de Pernambuco, utilizou a perspectiva etnográfica como método de ensino-aprendizagem, possibilitando a reflexão acerca da festa local da Cavalgada à Pedra do Reino. A outra ocorreu em Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e utilizou a cartografia social para viabilizar o estranhamento do mundo espacial e social dos educandos. As atividades foram realizadas com alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual. O artigo enuncia possibilidades de ensino para a sociologia, dando autonomia ao aluno e fazendo-o pensar criticamente sobre o mundo. No caso da cartografia social, a capacidade de interligar atores sociais e o seu território conduz ao conhecimento de si a partir da apropriação do seu entorno. Já a perspectiva etnográfica é uma observação atenta, que prescinde de acompanhamento do professor no campo e de discussão teórica anterior. Nos dois casos, a intenção foi de desenvolver metodologias de ensino para as aulas de sociologia. A iniciativa visa atender à necessidade de preencher lacunas metodológicas acerca do ensino de sociologia já apontadas nas diretrizes de ensino.
Palavras-chave: Ensino de sociologia. Mediação didática. Perspectiva etnográfica. Cartografia social.
|