Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1900-1 | Ação Afirmativa e Ensino Superior: Impasses entre Inclusão e Democratização. | Autores: | Andrea Lopes da Costa Vieira1 1 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Este trabalho pretende apresentar os resultados finais da pesquisa "Diagnóstico e Análise das Políticas de Ação Afirmativa orientadas para a inclusão no ensino superior público e privado", desenvolvida com suporte do MEC. Ao longo da pesquisa objetivou-se compreender o impacto das políticas de inclusão em distintos modelos de ensino superior, considerados sob a perspectiva de públicos (Programa de Cotas) e privados (ProUni). Apoiada em análise quanti-qualitativa foram selecionadas 10 universidades no estado do Rio de Janeiro para que, através de análise comparativa se pudesse compreender o universo para o qual tais políticas seriam direcionadas. A questão que norteou as investigações foi: considerando o universo investigado, quais as potencialidades e os limites para as tentativas de ruptura de barreiras para a inclusão e para a democratização do ensino superior? |