Oral Completa
1901-1 | Perfis de uma candidata: o uso do humor na estruturação da imagem de Dilma Rousseff | Autores: | GILVANIRA FREITAS1 1 UFC - Universidade Federal do Ceará |
Resumo: A pesquisa tece algumas considerações sobre a produção e uso, em período de campanha eleitoral, da imagem de Dilma-Presidente-Candidata replicada em redes sociais cuja ênfase analítica tem o humor como artefato na produção dessas imagens. Como fonte de pesquisa foram selecionados dois perfis Fakes, ambos nomeados de “Dilma Bolada”, na rede social facebook. A escolha dos perfis está relacionada ao objeto desta pesquisa, que tenciona analisar o humor como expressão e representação política. Para relacionar o humor à política apresento produções de humor que mobilizaram a construção ou desconstrução da imagem, da então candidata, Dilma Rousseff, e os efeitos que essas produções trouxeram para a representação da postulante em condição de competição eleitoral. Tendo como base essas referencias analiso as interseções que confirmam as influencias que o humor exerce em competições eleitorais, através da estruturação da personagem, seja a Bolada ou a Rousseff, em meio à disposição desta no Campo do Humor e no Campo Político. Nessa perspectiva, analiso as relações, através do uso da imagem, entre as personagens dentro e fora do Campo do humor (Dilma Rousseff e Dilma Bolada), para confirmar que o humor tem estrutura de Campo e é usado no Campo político, como capital, assim como o humor, praticado no Campo político, serve para angariar consagração, status, poder e definição deste como Campo. |