Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1903-1 | O samba como resistência cultural e luta política: o caso de Bragança Paulista-SP | Autores: | Renan Oliveira1 1 FSA - Centro Universitário Fundação Santo André |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de atentar para a importância do samba, como uma forma de manifestação popular, principalmente da população negra e trabalhadora, em momentos decisivos da história política da cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. A pesquisa consistiu em analisar dois momentos históricos específicos da vida da cidade e do país, a fim de melhor compreender o contexto social, econômico, cultural e político nesses períodos. São eles: do início da década de 1960 até o início da década de 1970 e do início da década de 1990 até o início dos anos 2000. Compreender a importância do samba, como manifestação popular, significa entender a expressão cultural e a luta política que o movimento do samba como um todo representou nesses dois momentos.
A partir da perspectiva da Sociologia Histórica, o texto procura sintetizar a pesquisa realizada com fontes documentais, entrevistas e visitas a locais que foram expressão do samba nos anos 1960 e 1990 na cidade de Bragança Paulista. O texto destaca a clivagem étnico-racial na constituição do samba como um movimento de contestação social nos anos 1960. Também destaca a clivagem de classe social na expressão do samba nos anos 1990. Nos dois períodos em questão o samba constitui-se como movimento de expressão cultural atrelado a conteúdos políticos que contestavam os grupos hegemônicos da sociedade.
|