Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1906-1 | Perfis sociais e as relações com os saberes sociológicos escolares: experiências docente e discente em uma escola pequena e plural. | Autores: | CORREIA LIMA, A. J.1 1 UFPR - Universidade Federal do Paraná, 2 UFPR - Universidade Federal do Paraná |
Resumo: A análise estabelece relações entre personalidades subjetivas de alunos do primeiro ano do Ensino Médio - de uma pequena, pública, central e plural escola de Curitiba-PR - com a produção e circulação de conhecimento sociológico escolar. Para tanto, une-se a observação do cotidiano escolar, respostas à determinadas questões avaliadas com textos autobiográficos dos alunos que discorriam sobre dimensões da vida tais como família, religião, escola, trabalho. Procurou-se compreender processos que dessem pistas sobre as disposições sociais que influem nos esquemas mentais e comportamentais na escala da socialização escolar (Lahire), especificamente aqueles que pudessem ser associados a uma maior ou menor afinidade com a disciplina de sociologia. Concluiu-se que esse tipo de análise, ressalvando tratar-se contexto escolar dado e trabalhado por um professor específico com todas as tensões e ambivalências da experiência de professor com seu grupo de alunos, permite tecer possíveis relações entre perfis de personalidades subjetivas e a recepção ao discurso sociológico. Ao cruzar os supostos perfis biográficos com os desempenhos nas questões, desvelam-se aspectos inteligíveis sobre a prática de ensino e aprendizagem de sociologia que ampliam o rol de ação pedagógica do professor bem como a compreensão do pesquisador.
|