Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1917-2 | Ciências Sociais na Escola: Núcleo de Ensino e Pibid, uma nova possibilidade de formação docente. | Autores: | Maria Valéria Barbosa1, Matheus Bortoleto Rodrigues1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: O presente texto discorre sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo Pibid/Ciências Sociais da Unesp campus de Marília, subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UNESP, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Esse subprojeto, desenvolvido em parceria com escolas públicas estaduais e pautado na articulação entre teoria e prática, objetiva alterar qualitativamente a formação dos licenciados, contribuindo, também, para que os professores de Sociologia que atuam na educação básica possam dar continuidade à sua formação. Apresentando como horizonte a melhoria da escola pública, e, consequentemente, a alteração do sentido da aprendizagem e do fazer pedagógico, a Teoria Histórico-Cultural e seus fundamentos proporcionam a organicidade e consistência a todas as ações minuciosamente desencadeadas. Em uma avaliação ainda parcial é possível perceber mudanças significativas na formação dos licenciandos, mesmo dos não bolsistas, na prática pedagógica do ensino de sociologia, na elaboração de novas sequências pedagógicas e, sobretudo, no interesse dos estudantes pelos conteúdos escolares, não apenas da disciplina, mas do conjunto daquilo que se faz na escola, apontando para uma aprendizagem que possibilita o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como delineiam os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. |