Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1923-1

Oral Completa


1923-1

SOCIABILIDADE VIOLENTA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO QUALITATIVA ACERCA DA VIOLÊNCIA URBANA NO CONTEXTO DA CIDADE DO RECIFE.

Autores:
SILVA,V1, FRANÇA, M. A.1
1 NEPS=UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2 ESUDA - Faculdade de Ciências Humanas, 3 FACHUSST - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada

Resumo:
Os objetivos deste paper foram apresentar a ideia de sociabilidade violenta (SV) tal qual desenvolvida pelo sociólogo Luiz Antonio Machado da Silva (2011) e focar na expansão ou possibilidades de reflexão sobre esse conceito a partir de outras realidades que não exclusivamente o contexto carioca. Para este fim efetuou-se um levantamento bibliográfico das contribuições recentes deste autor sobre o tema, através da internet e de textos impressos publicados, e a realização de trabalho de campo, composto pelo material etnográfico que se refere aos diários de campo, produzidos a partir da observação direta e entrevistas semiestruturadas realizada com jovens moradores de um bairro popular da zona central do Recife. Logo, percebeu-se que esta ordem social é mantida através dos sentimentos de insegurança, que tem a desconfiança como uma de suas consequências, o que gera o medo entre os jovens pesquisados. Portanto, parece pertinente interpretar os dados empíricos sob a lógica do conceito de SV, uma vez que os principais atributos desta noção, como medo, insegurança e submissão, foram identificados na dimensão empírica da pesquisa de campo. As considerações finais apontam para um balanço crítico desse conceito, apontando seus limites e possibilidades para valer nacionalmente, valendo-se da experiência recifense como balizador das reflexões teóricas.