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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1938-1

Poster (Painel)


1938-1

O ENSINO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO

Autores:
SOUZA,Y.K.F1
1 UFPA - Universidade Federal do Pará

Resumo:
Na Educação Básica, muitos educadores utilizam métodos de ensino que muitas das vezes desconsideram os aspectos culturais particulares da sociedade local e regional, tornando o ensino mecanicista e reforçando valores sociais e culturais dominantes. Segundo Bourdieu (1992), a escola perdeu sua essência libertadora e passou a impor uma “cultura universal”. A partir do processo de escolarização a classe dominante expressa seus interesses e reforça os valores sociais e culturais de sua ideologia, mantendo assim o funcionamento e a aceitação de sua hegemonia. Gramsci (1982, p.131,) nos remete à possibilidade da formação de um pensamento crítico da realidade através de uma intervenção pedagógica. “ na medida em que o professor é consciente dos contrastes, entre o tipo de sociedade e de cultura que ele representa e o tipo de sociedade representado pelos alunos”. O professor torna-se um “intelectual orgânico”, pois reflete sobre sua atuação no meio didático e assume o compromisso de transformação social e cultural. REFERÊNCIAS BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Petrópolis/RJ: VOZES, 1998. ______. O poder simbólico. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. ______. Os intelectuais e organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.