Poster (Painel)
1938-1 | O ENSINO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO | Autores: | SOUZA,Y.K.F1 1 UFPA - Universidade Federal do Pará |
Resumo: Na Educação Básica, muitos educadores utilizam métodos de ensino que muitas das vezes desconsideram os aspectos culturais particulares da sociedade local e regional, tornando o ensino mecanicista e reforçando valores sociais e culturais dominantes. Segundo Bourdieu (1992), a escola perdeu sua essência libertadora e passou a impor uma “cultura universal”. A partir do processo de escolarização a classe dominante expressa seus interesses e reforça os valores sociais e culturais de sua ideologia, mantendo assim o funcionamento e a aceitação de sua hegemonia. Gramsci (1982, p.131,) nos remete à possibilidade da formação de um pensamento crítico da realidade através de uma intervenção pedagógica. “ na medida em que o professor é consciente dos contrastes, entre o tipo de sociedade e de cultura que ele representa e o tipo de sociedade representado pelos alunos”. O professor torna-se um “intelectual orgânico”, pois reflete sobre sua atuação no meio didático e assume o compromisso de transformação social e cultural.
REFERÊNCIAS
BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Petrópolis/RJ: VOZES, 1998.
______. O poder simbólico. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
______. Os intelectuais e organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
|