Poster (Painel)
1944-1 | GRÊMIO ESTUDANTIL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO. | Autores: | RODRIGUES, A. S.1 1 FFC-MARÍLIA - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília |
Resumo: O Grêmio Estudantil historicamente vem se apresentando como uma importante organização para o estimulo e consolidação para uma gestão democrática da educação, já que por meio dele os alunos vêem a possibilidade de se unirem e participar das decisões escolares. Porém, após os alunos secundaristas terem ocupado, em 2015, algumas escolas publicas do estado de São Paulo- como meio de luta contra a reorganização da rede de ensino estadual- a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), neste ano (2016) adotou medidas que passaram a regular e burocratizar a formação dos grêmios estudantis nas escolas estaduais. Tendo a gestão democrática da educação como um importante meio de consolidação de um projeto coletivo de educação ao ampliar a participação de diferentes instâncias nas decisões administrativas e pedagógicas das escolas públicas, e as medidas adotadas pela governo de São Paulo como intervencionista e limitadoras no processo de organização escolar, o artigo buscou por meio de observações e informações obtidas durante a realização do estágio monitorado em uma escola estadual em Marília-SP, refletir e discutir as potencialidades e desafios de uma gestão educacional democrática no estado de São Paulo tendo como foco a atuação dos estudantes secundaristas, através do Grêmio Estudantil, e como as políticas educacionais vêem incidindo sobre esta organização. |