Poster (Painel)
1951-2 | Avanços e desafios do profissional em ciências sociais na atuação da educação básica no Maranhão | Autores: | Garcia, Andrea1, MARINHO, Karlene1 1 SEDUC MA - Secretaria de estado de Educação do MA |
Resumo: O presente trabalho trata de uma uma pesquisa realizada com alguns licenciados em sociologia que atuam como professores da rede estadual do Maranhão. O trabalho tem mostrado alguns avanços com relação à valorização do profissional,que é percebido pelos concursos realizados, no qual são solicitados graduados e licenciados em sociologia. Apesar desse avanço é incontestável que muitos dos profissionais que lecionam a disciplina no estado, são de outras áreas tais como: filósofos, historiadores, pedagogos e até mesmo enfermeiros educadores físicos. A atuação de outros profissionais na área de sociologia se dá por duas vertentes, percebidas durante o trabalho> 1. quando a disciplina de sociologia tornou-se obrigatória, o estado inseriu os pedagogos como profissionais capacitados e aptos à lecionar sociologia e filosofia; 2. devido a pequena carga horária anual (80 hors 1º e 2 º ano e 40 horas 3º ano), vários profissionais são remanejados para a sociologia a fim de cumprir com a carga horária, demonstrando em ambos os casos a falta d de compromisso com os profissionais e com os discentes, que já não veem a disciplina positivamente, passem a não gostar ou achar que a disciplina se resume ao senso comum. Alguns autores nos ajudam a pensar essas questões, tais como Bourdieu, Alexandre Fraga, Mariane Reghim, entre outros |