Oral Completa
1959-1 | Impactos da Urbanização Neoliberal em favelas da cidade do Rio de Janeiro | Autores: | Patricia Ramos Novaes1 1 IPPUR/UFRJ - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ |
Resumo: Nas últimas décadas, mudanças no padrão de governança urbana na cidade do Rio de Janeiro, levaram a diversos ajustes e reestruturações socioespaciais, condizentes com o que chamamos de urbanização neoliberal - implicando numa dinâmica de mercantilização da cidade.
O Rio de Janeiro se tornou palco de grandes eventos internacionais e a construção de uma imagem de cidade preparada para estar sob os holofotes internacionais passou também pela proposição de políticas públicas voltadas para a promoção do Rio de Janeiro. As favelas, especialmente da zona sul da cidade, se destacam como um dos pontos centrais para a promoção desta nova imagem de “cidade integrada” – como contraponto à ideia largamente difundida de “cidade partida”.
Este trabalho tem como objetivo discutir o impacto da urbanização neoliberal nos territórios de favelas da zona sul do Rio de Janeiro, observando seus efeitos sobre a reorganização territorial.
Aponta-se como hipótese que as favelas na zona sul vêm vivenciando processos combinados de ressignificação simbólica e valorização imobiliária, o que pode gerar transformações em sua configuração urbana e, possivelmente, a gentrificação de seu território.
Para debater esta hipótese, serão feitos levantamentos de informações em jornais e revista de grande circulação na cidade e serão analisadas entrevistas que já estão sendo realizadas com moradores das favelas, policiais da UPP, funcionários do Posto de Atendimento Urbanístico e Social, entre outros.
|