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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1969-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1969-1

Um compositor, muitas canções e um Atlântico Negro: cantando a experiência negra no Brasil

Autores:
Cristina Matos1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Esta proposta busca analisar a canção popular brasileira em sua relação com as raízes culturais africanas e afro-brasileiras, considerando-se a articulação entre autoria e autonomia, conforme proposta por Gilroy (2001). O texto é um dos primeiros resultados do projeto de pesquisa 'Canção Popular Brasileira, autoria e autonomia no contexto do Atlântico Negro', que se detêm na obra de dois artistas negros já consagrados no campo da canção popular: Jorge Ben e Gilberto Gil. No contexto brasileiro a música popular se instalou como um espaço de reflexão sobre a vida e a experiência cotidiana, sendo possível enxergar, a partir dela, a construção de narrativas sobre a experiência negra. Nesta comunicação o objeto de interesse é a obra de Jorge Ben. Buscar-se-á problematizar a relação que a obra deste criador estabelece com o tema da africanidade, pensada em sua relação dinâmica com a cultura brasileira, procurando articular a construção de temas e o contexto de produção das canções. Nesta primeira fase a pesquisa cobriu o período da década de 1960-1970. As canções aqui analisadas são dos álbuns de 1963 a 1965 e organizam-se em torno de três eixos: historicismo popularmemória; uso de línguas africanas; temas da cultura africanarasileira.