Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1991-1 | Envelhecimento, identidade docente e aposentadoria | Autores: | Paula Mesquita1 1 UECE - Universidade Estadual do Ceará, 2 UECE - Universidade Estadual do Ceará |
Resumo: O trabalho versa sobre a minha pesquisa de pós-doutoramento, no qual
refleti sobre as docentes aposentadas do curso de Serviço Social da UECE.
Interessava compreender as trajetórias dessas professoras aposentadas que
outrora foram as pioneiras do curso, e compreender que sentido atribuíram
ao envelhecimento e à prática docente. O despertar para o tema foi ainda
minha tese de doutorado sobre o envelhecimento feminino, na qual refletia
sobre a “nova velhice” de mulheres cearenses com idade superior a sessenta anos. Elas viviam um momento de grande liberdade em suas vidas, que só foi possível por pertencerem a primeira geração de mulheres a adentrarem na Universidade, a terem uma profissão e hoje possuírem aposentadorias. As professoras tinham certa dificuldade em sair da universidade, intuí ao vê-las esperando a aposentadoria compulsória. Achavam que tinham acumulado vasto capital cultural para, de repente, saírem de cena; refletiam também que encontrar os alunos a cada semestre com ideias novas, trazia um frescor as suas vidas. O objetivo era compreender as trajetórias das professoras universitárias e como vivenciaram as aposentadorias. A pesquisa revelou que elas tiveram que dar conta de três áreas das suas vidas: a doméstica, a carreira docente, e ainda atuavam na área técnica em órgãos públicos |