Zootecnia Brasil
O Congresso Zootecnia Brasil foi concebido pela união dos dois maiores e mais importante eventos Brasileiros da área de Zootecnia: A Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (RSBZ), organizado pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) desde 1951 e o Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC), organizado pela Associação Brasileira de Zootecnistas desde 1991. O Zootecnia Brasil foi o maior evento na área da Zootecnia e das Ciências Agrárias já realizado no Brasil, que marcou tanto em nosso calendário quanto em nossos corações um momento histórico.
O tema central do Congresso foi Zootecnia Brasileira: construindo saberes, formando pessoas e transformando a pecuária nacional. Ele foi pensado e idealizado na certeza da exaltação do agente transformador, que é o profissional, o ser humano, que busca cotidianamente seu aperfeiçoamento, no sentido de trazer inovações para o aprimoramento de suas atividades e do setor produtivo. A área das ciências agrárias tem uma grande responsabilidade de oferecer a sociedade novas formas de melhorias de sua qualidade de vida, pois lidera um setor que é o diferencial nos recursos técnicos e financeiros, tanto do Brasil como do Mundo.
O evento foi realizado no período de 27 a 30 de agosto de 2018, nas dependências do Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), na cidade de Goiânia/Goiás. Toda programação foi cuidadosamente pensada e preparada pelo Comitê Executivo de Organização e seus parceiros, para somar a grandes investidores do setor público e privado, que foram de fundamental importância para o sucesso do evento.
Ao todo o evento teve 3461 participantes, constituindo-se em oportunidade única para reunir no mesmo ambiente agentes institucionais, pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais, empresários e formadores de opinião, assim como possibilitou a discussão e divulgação dos principais avanços científicos e tecnológicos do setor produtivo, de produtos e empresas que atuam no setor.
O Zootecnia Brasil, edição especial, caracterizou-se por multievento composto por 38 atividades paralelas, sendo elas: 13 simpósios; 8 sessões científicas; 2 palestras magnas; 1 painel técnico; 6 fóruns institucionais; 4 reuniões de área, 2 assembleias ordinárias, 1 lançamento de livros e 1 sessão plenária do CFMV. Durante os 04 dias do evento foram ministradas 150 palestras com a participação dos maiores especialistas nacionais e internacionais na área específica; publicados 1860 trabalhos científicos nos mais diferentes campos do saber da Zootecnia, reconhecimento de mérito de 45 pessoas por meio de premiações institucionais e mobilizado ao todo 369 pessoas na organização e avaliação de trabalhos. Destaca-se ainda a realização conjunta do VI Congresso Americano de Cunicultura, do V Formuleite - Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado Leiteiro, do Simpósio de Bioclimatologia, Ambiência e Bem-Estar Animal e do I MINERALTECH: Simpósio Internacional de Nutrição Mineral de Ruminantes, em parceria com a Associação Brasileira de Cunicultura, o Grupo do Leite da Universidade Federal de Lavras, a Sociedade Brasileira de Bioclimatologia, Ambiência e Bem-Estar Animal e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Minerais da Universidade Federal de São João Del Rey, respectivamente.
Não obstante a riqueza de sua programação técnica e científica o Zootecnia Brasil atividades esportivas, por meio da reedição do JUZ (Jogos Universitários da Zootecnia), entre os dias 25 e 26 de agosto de 2018, de promoção cultural, por meio da apresentação dos elementos culturais de Goiás com encenação dos farricocos, da pastorinhas, das cavalhadas, da catira, e a disponibilização de visitação gratuita ao Complexo do Memorial do Cerrado em atividade alusiva ao dia do folclore, bem como de integração social por meio da praça de convivência localizada dentro do Centro de Convenções.
Todos pela Zootecnia! Juntos somos mais fortes para fazer mais em benefício da sociedade brasileira.